O DERVIXE GIGANTE E O BALÉ CELESTE
Jalal -ad-Din Muhammad Balkhi ou simplesmente Rumi, filósofo, mestre Sufi, foi também um místico, um poeta, chamado de “Majestade da Religião”, ele nasceu na Pérsia, atual Afeganistão em 1207. Considerado o Poeta do amor universal e da Unidade ,porque em seu conceito de amor e religião, não havia lugar para preconceitos e muito menos punições.
Você irá me se perguntar ou não... como descobri este ser especial, chamado Rumi, pois eu conto, assisti a um vídeo há aproximadamente um ano e meio, onde alguns turcos dançavam em círculos, girando ao som de uma música única, foi impressionante, eles rodopiavam muito e não ficavam tontos, estavam de braços abertos e uma mão ficava voltada para cima e outra para baixo ... aquele som, aquela dança constante, eu não conseguia parar de olhar e senti uma forte energia emanada daquele ritual que tocou-me profundamente, QUE ENERGIA CÓSMICA FORTE . Comecei , então a pesquisar os mestres Sufis e encontrei um tesouro, um grande homem , o imortal Mestre Rumi, QUE DESCOBERTA!!!
Segundo pesquisas: “ a dança gigante dos sufis-dervixes, chamada de balé celeste, evoca movimento dos astros do céu, o objetivo pe de alcançar um trnase até o conhecimento subjetivo da divindade. Essa dança surgiu no Islã, no século 7, e é mais uma oração em movimento, giram e giram , por horas entrando em êxtase profundo”.
Os sufis-dervixes ou derviches fazem parte da irmandade islâmica Mevlevi criada na 1ª metade do século 13 por Rumi, na cidade turca de Konya.
Rumi foi um filósofo e espiritualista que defendia que todas as religiões são uma só. Segundo ele: “ O mistério de Deus é como o raio de luz que bate sobre o muro ou como a lua que reflete num poço. Os seres humanos muitas vezes dedicam o seu louvor ou não à realidade da lua, que está no céu, mas a sua imagem refletida no poço... é o que leva às discórdias, diferenças e impiedade”.
“ A RELIGIÃO DO AMOR É AQUELA QUE VEM SEMPRE ACOMPANHADA DAS BOAS AÇÕES”.
“ NA VERDADE, SOMOS UMA SÓ ALMA, TU E EU.”
“NOS MOSTRAMOS E NOS ESCONDEMOS,TU EM MIM, EM TI”
“EIS AQUI O SENTIDO PROFUNDO DE MINHA RELAÇÃO CONTIGO”
“PORQUE NÃO EXISTE, ENTRE TU E EU, NEM EU, NEM TU...”
O poeta do “UNIDADE”, reforça ainda que: “guarda-se o silêncio para ver mais diante da força e o vigor da presença do Mistério. Guarda-se o silêncio claramente, para ouvi-lo falar...AQUILO QUE SÓ UM OLHAR PERCEBE É IMPOSSÍVEL DE MANIFESTAR PELA LÍNGUA AO LONGO DOS ANOS”.
“Não há como expressar com palavras as alegrias da união com o Amado. Sobre os lábios dos santos, há um ferrolho, mas em seu coração habitam inúmeros mistérios: seus lábios são silenciosos, embora seu coração esteja repleto de vozes.
A poesia de Rumi
Desde que chegaste ao mundo do ser,
Uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses
Primeiro, foste mineral
Depois, te tornaste planta,
E mais tarde animal,
Como pode isto ser segredo para ti ?
Finalmente, foste feito homem,
Com conhecimento, razão e fé.
Contempla o teu corpo, um punhado de pó
Vê quão perfeito se tornou!
Quando tiveres cumprido tua jornada,
Decerto hás de regressar como anjo
Depois disso, terás terminado de ser com a terra,
E tua estação há de ser o céu
imagem - GOOGLE
Pesquisa: Taís Mariano
Nenhum comentário:
Postar um comentário