Seguidores

segunda-feira, 17 de maio de 2010

NIETZSCHE - PENSAMENTO





“O que não provoca

minha morte

faz com que eu fique

mais forte.”





Friedrich Nietzsche

sábado, 8 de maio de 2010

FRAGMENTOS DO LIVRO - O PEQUENO PRÍNCIPE


Fragmentos do Livro O PEQUENO PRÍNCIPE


Antoine de Saint-Exupéry



“Se tu queres um amigo, cativa-me!



– Que é preciso fazer? – perguntou o pequeno príncipe.



– É preciso ser paciente – respondeu a raposa



– Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva.



Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada.

A linguagem é uma fonte de mal-entendidos.

Mas cada dia, te sentarás um pouco mais perto…




No dia seguinte o príncipe voltou.



– Teria sido melhor se voltasses à mesma hora – disse a raposa.



– Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz!

Quanto mais a hora for chegando, mais me sentirei feliz! Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade!



Assim o pequeno príncipe cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:



– Ah! Eu vou chorar.



– A culpa é tua – disse o principezinho. – Eu não queria te fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse…



– Quis – disse a raposa.



- Então, não terás ganho nada!



– Terei, sim – disse a raposa – por causa da cor do trigo.



Depois ela acrescentou: – Vai rever as rosas. Assim, compreenderás que a tua é a única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te presentearei com um segredo.



O pequeno príncipe foi rever as rosas:. “ E ao voltar dirigiu-se à raposa:



– Adeus… – disse ele.



– Adeus – disse a raposa.



- Eis o meu segredo.



É muito simples: só se vê bem com o coração.



O essencial é invisível aos olhos.”



“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”





quarta-feira, 5 de maio de 2010

O DERVIXE GIGANTE E O BALÉ CELESTE


O DERVIXE GIGANTE E O BALÉ CELESTE


Jalal -ad-Din Muhammad Balkhi ou simplesmente Rumi, filósofo, mestre Sufi, foi também um místico, um poeta, chamado de “Majestade da Religião”, ele nasceu na Pérsia, atual Afeganistão em 1207. Considerado o Poeta do amor universal e da Unidade ,porque em seu conceito de amor e religião, não havia lugar para preconceitos e muito menos punições.

Você irá me se perguntar ou não... como descobri este ser especial, chamado Rumi, pois eu conto, assisti a um vídeo há aproximadamente um ano e meio, onde alguns turcos dançavam em círculos, girando ao som de uma música única, foi impressionante, eles rodopiavam muito e não ficavam tontos, estavam de braços abertos e uma mão ficava voltada para cima e outra para baixo ... aquele som, aquela dança constante, eu não conseguia parar de olhar e senti uma forte energia emanada daquele ritual que tocou-me profundamente, QUE ENERGIA CÓSMICA FORTE . Comecei , então a pesquisar os mestres Sufis e encontrei um tesouro, um grande homem , o imortal Mestre Rumi, QUE DESCOBERTA!!!




Segundo pesquisas: “ a dança gigante dos sufis-dervixes, chamada de balé celeste, evoca movimento dos astros do céu, o objetivo pe de alcançar um trnase até o conhecimento subjetivo da divindade. Essa dança surgiu no Islã, no século 7, e é mais uma oração em movimento, giram e giram , por horas entrando em êxtase profundo”.
Os sufis-dervixes ou derviches fazem parte da irmandade islâmica Mevlevi criada na 1ª metade do século 13 por Rumi, na cidade turca de Konya.
Rumi foi um filósofo e espiritualista que defendia que todas as religiões são uma só. Segundo ele: “ O mistério de Deus é como o raio de luz que bate sobre o muro ou como a lua que reflete num poço. Os seres humanos muitas vezes dedicam o seu louvor ou não à realidade da lua, que está no céu, mas a sua imagem refletida no poço... é o que leva às discórdias, diferenças e impiedade”.



“ A RELIGIÃO DO AMOR É AQUELA QUE VEM SEMPRE ACOMPANHADA DAS BOAS AÇÕES”.


“ NA VERDADE, SOMOS UMA SÓ ALMA, TU E EU.”

“NOS MOSTRAMOS E NOS ESCONDEMOS,TU EM MIM, EM TI”

“EIS AQUI O SENTIDO PROFUNDO DE MINHA RELAÇÃO CONTIGO”



“PORQUE NÃO EXISTE, ENTRE TU E EU, NEM EU, NEM TU...”




O poeta do “UNIDADE”, reforça ainda que: “guarda-se o silêncio para ver mais diante da força e o vigor da presença do Mistério. Guarda-se o silêncio claramente, para ouvi-lo falar...AQUILO QUE SÓ UM OLHAR PERCEBE É IMPOSSÍVEL DE MANIFESTAR PELA LÍNGUA AO LONGO DOS ANOS”.



“Não há como expressar com palavras as alegrias da união com o Amado. Sobre os lábios dos santos, há um ferrolho, mas em seu coração habitam inúmeros mistérios: seus lábios são silenciosos, embora seu coração esteja repleto de vozes.



A poesia de Rumi

Desde que chegaste ao mundo do ser,



Uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses



Primeiro, foste mineral



Depois, te tornaste planta,



E mais tarde animal,



Como pode isto ser segredo para ti ?




Finalmente, foste feito homem,



Com conhecimento, razão e fé.



Contempla o teu corpo, um punhado de pó



Vê quão perfeito se tornou!




Quando tiveres cumprido tua jornada,



Decerto hás de regressar como anjo



Depois disso, terás terminado de ser com a terra,



E tua estação há de ser o céu

imagem - GOOGLE
Pesquisa: Taís Mariano 

sábado, 1 de maio de 2010

REVOLUÇÃO DA ALMA


                      REVOLUÇÃO DA ALMA - ARISTÓTELES


Aristóteles filósofo grego escreveu este texto no ano 360 A.C...


"Ninguém é dono da sua felicidade, por isso não entregues a tua alegria, a tua paz, a tua vida, nas mãos de ninguém, absolutamente de ninguém. Somos livres, não pertencemos a ninguém e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.

A razão da tua vida és tu mesmo. A tua paz interior é a tua meta de vida. Quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remete o teu pensamento para os teus desejos mais íntimos e busca a divindade que existe em ti.

Para de colocar a tua felicidade, cada dia, mais distante de ti.A razão da tua vida és tu mesmo. A tua paz interior é a tua meta de vida.

Não coloques objetivos longe demais de tuas mãos, abraça os que estão ao teu alcance, hoje. Se andas desesperado por problemas financeiros, amorosos ou de relacionamentos familiares...busca no teu interior a resposta para te acalmares, tu és o reflexo do que pensas diariamente. Para de pensar mal de ti mesmo e sê teu melhor amigo, sempre.

Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então, abre um sorriso para aprovar o mundo que te quer oferecer o melhor.Com um sorriso no rosto, as pessoas terão as melhores impressões de ti e tu estarás afirmando para ti mesmo, que estás “pronto“ para seres feliz.Trabalha, trabalha muito a teu favor.Para de esperar a felicidade sem esforços.Para de exigir das pessoas, aquilo que nem tu conquistaste, ainda.Critica menos, trabalha mais.E não te esqueças, nunca, de agradecer.Agradece tudo que está na tua vida neste momento, inclusive a dor. A nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida.”


Imagem - Google Imagens